Imprimir este Assunto

 Descrição do Assunto

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

 Passo a Passo

Descrição

É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da Política de Assistência Social para a rede de Proteção Básica. Atua também na prevenção de situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando-as em suas demandas sociais, inserindo-as na rede de proteção social e promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

 

Formas de Acesso:

- Por procura espontânea;

- Por busca ativa;

- Por encaminhamento da rede socioassistencial;

- Por encaminhamento das demais políticas públicas.

 

Serviços Ofertados:-

 

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico. Trabalho social essencial ao serviço: Acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas socioeducativas; informação, comunicação e defesa de direitos; promoção ao acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; elaboração de relatórios e/ou prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social; busca ativa.

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (Ofertado no município por outro Equipamento Público – porém o mesmo é referenciado ao CRAS e recebe encaminhamentos de CRAS e CREAS, nos quais as famílias são acompanhadas). O Serviço é realizado em grupos, organizado de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada, estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Trabalho social essencial ao serviço: Acolhida; orientação e encaminhamentos; grupos de convívio e fortalecimento de vínculos; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; informação; banco de dados de usuários e organizações; elaboração de relatórios e/ou prontuários; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania. Faixa etária: Crianças de 06 a 14 anos, Adolescentes 15 a 18 anos e Idosos a partir de 60 anos.

- Acompanhamento das famílias que recebem algum tipo de Benefícios de Transferência de Renda:

- Programa Renda Cidadã e - Ação Jovem: São Programas do governo Estadual, as famílias e jovens são selecionados através do Cadastro Único. O CRAS avalia a inclusão e permanência, e os mesmos são acompanhados através de grupos socioeducativos.

- Auxílio Brasil: É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. O CRAS acompanha as famílias que não cumprem com as condicionalidades do Programa (SICON).

- Benefício de Prestação Continuada (BPC): É um benefício de renda no valor de um salário mínimo para pessoas com deficiência de qualquer idade ou para idosos com idade de 65 anos ou mais que apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, apresentam dificuldades para a participação e interação plena na sociedade.  Para a concessão deste benefício, é exigido que a renda familiar mensal seja de até ¼ de salário mínimo por pessoa. Para solicitar o BPC, você deve procurar o setor do Cadastro Único (Av. 01 nº 68 – Centro) e se inscrever no Cadastro Único. Caso já esteja cadastrado, faça o agendamento no INSS pelo telefone 135 da Central de Atendimento da Previdência Social (ligação gratuita) ou pela internet, pelo site www.previdencia.gov.br, ou procure o CRAS para maiores informações e auxilio no preenchimento do formulário.

 Custos

Valores
R$ 0,00
Gratuito

 Endereços

Onde obter o Serviço
Endereço
1 CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Endereço: Avenida 01 , 78 - Centro, Santa Gertrudes - SP, Brasil
 (19) 3545-3754